Buscar
  • humancoopcrl

Abrantes +TIL: Mouricas e a passa frita


Mouriscas, uma freguesia do concelho de Abrantes, tem uma ligação muito forte com a cultura das figueiras. Antigamente, os figos pretos iam para as destilarias, produzir álcool, tendo um grande peso na economia familiar.


Atualmente, o figo ganhou outra importância e a D. Eminência e o Sr. Eduardo são um casal muito dedicado à proteção de uma iguaria gastronómica da Freguesia de Mouriscas, a "passa frita".


Ele fala com grande paixão sobre a passa frita no passado da freguesia e ela fala orgulhosa como a confeciona e como este saber veio dos seus antepassados!


As passas fritas é o saber e tradição que está a ser recolhida na fase 1 - Laboratórios de recolha de saberes e tradições, do projeto Abrantes + TIL - Tradições, Inclusão e Ligação.


Este projeto decorrerá até ao final de 2023 e que pretende promover a inclusão social de grupos vulneráveis do concelho de Abrantes, nomeadamente de pessoas idosas e pessoas com deficiência/incapacidade, bem como potenciar e fortalecer laços comunitários, o trabalho em rede, a intergeracionalidade e a identidade territorial.




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo